Este capítulo é deslocado em relação aos demais. Aqui não falaremos especificadamente do personagem Dio como foi dito nos capítulos anteriores. Abordaremos um assunto diferente: o Jogador. O capítulo em sí, é um pouco motivacional. Algumas das informações ditas aqui servem tanto para a vida virtual, como para a vida pessoal. Me sinto bastante realizado por ter escrito esse capítulo e espero que vocês leitores consigam entender a mensagem que pretendo passar.

 

O objetivo básico deste capítulo é, de alguma forma, tentar melhorar o padrão dos jogadores do bGC. Você deve estar se perguntando: "Como ele planeja fazer isso?" Simples, pretendo passar uma leve noção para desenvolver o seu MindGame. Escrevi "tentar" porque não cabe apenas a mim a tarefa de crescer como jogador, depende também de você. Escreverei dicas de acordo com as experiências de jogo que eu adquiri ao longo do tempo.

 

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
Endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até à idade adulta de um indivíduo. A medida que o individuo nasce, cresce, e desenvolve, ele aprende envolvendo-se cada vez mais a agir da forma que lhe foi ensinado.
 

Porque esse assunto foi abordado? Simples: tenho certeza que no jogo, algum de nós já se deparou com um jogador mal-educado, que xinga todo mundo, humilha os outros, é ignorante, desagradável etc. Se desejamos crescer como jogadores, também devemos mudar nosso modo de agir para com os outros. De que adianta você ser o melhor jogador do mundo e humilhar todos os outros em cada nova vitória? O título de melhor jogador não é dado àquele que apenas joga melhor que os outros mas sim ao que além de jogar melhor, tem encrustado no seu caráter valores e experiêcias únicas que o tornam um exemplo para os demais. Vou listar alguns dos princípios que me foram passados durante a minha formação militar. Na minha opinião, além de ser útil para o convívio social no jogo, também é muito útil na vida pessoal do jogador.

 

  • Relações positivas com os outros - eu e outro (aceitar-se e aceitar os outros);
  • Aquisição de normas e interiorização de valores para comportamento social adequado (convívio social e ético - lembre das regras do jogo);
  • Atitude contrária á vícios (saiba o momento de maneirar com certos hábitos);
  • Camaradagem (solidariedade, entendimento entre pessoas que têm interesses comuns);
  • Responsabilidade (obrigação a responder pelas próprias ações. Pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos).

 

Quando você quer coquistar uma garota, você muda seus hábitos; tenta agradá-la levando-a para passear, vai ao cinema junto com ela, etc. Quando você quer tirar notas boas no colégio você estuda, procura aprender mais assuntos, compra livros, monta uma sala de estudo com uma iluminação melhor, presta mais atenção. Como aqui estamos incluídos no assunto Grand Chase, podemos concluir que um jogador quando quer melhorar seu jogo, procura mudar seus hábitos, seu equipamento, busca novos conhecimentos etc. Perceba que esse padrão se enquadra em tudo na sua vida. Listarei alguns fatores, que, na minha opinião, são de extrema importância para um jogador que deseja se aprimorar.

 

A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
 

Certo, o que isso tem a ver? A ergonomia está relacionada com a postura. Tendinites, L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), problemas de coluna, torcicolos etc, são todos explicados e até evitados com a ajuda da ergonomia. Vale ressaltar que o equipamento que você utiliza influi bastante pois pode amenizar ou aumentar os problemas de postura. De acordo com uma pesquisa, pelo menos 1/4 das doenças ocupacionais são provocadas pelo uso de más posturas. A imagem a seguir mostra a forma adequada de se portar ao usar o computador.

 

Praticar alongamento é muito comum antes e após atividades físicas ou esforços fisicos, tais como ginástica, corridas e vários esportes. Ele serve para deixar os músculos aquecidos para a prática dessas atividades. O alongamento, quando praticado corretamente, contribui para alinhamento de postura, diminui o risco de lesões e tensões musculares, aumenta a agilidade do indivíduo, mesmo que este já possua idade avançada. Coloquei a imagem de alguns alongamentos específicos para quem usa o computador.

 

Não falarei muito sobre equipamento, o jogador deve usar aquele que mais lhe agrada. Os equipamentos nos quais me refiro são os mouses, teclados, monitores etc. Por conta da evolução da tecnologia, cada vez mais aparecem aparelhos que facilitam a nossa vida como jogador. A maioria, inclusive, já vem num formato anatômico e segue os padrões de ergonomia, facilitando assim a postura correta.

 

Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada para um único ponto. Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo, ou uma única imagem mental. "Ter capacidade de concentração é essencial para colher resultados nas práticas que estamos aprendendo."

 

Criatividade é algo que falta na maioria dos jogadores do bGC. Vemos no dia-a-dia, todos usando a mesma build em suas Árvores de Talentos. Os jogadores se acomodaram a jogar igual a maioria pois dessa forma eles matam mais rápido e se esforçam menos. Esqueceram que um personagem possui inúmeros usos. Um jogador criativo consegue mesclar os movimentos de um personagem com suas ideias, criando movimentos inéditos, fazendo um jogo bonito. Conhecer bem o personagem, ou seja; saber todas as suas limitações, é extremamente necessário para um jogador que deseja evoluir sua habilidade. Entendendo o que o pesonagem faz, como faz e porque faz, junto com a sua criatividade, é possível aproveitar o personagem de forma mais eficáz possível. Um bom exemplo disso são os vários estilos de jogo do personagem Dio: existem aqueles voltados para o uso exclusivo de combos, os que usam delay e os destruidores.

MindGame, como já foi discutido em outros tópicos não se ensina, se aprende sozinho. Não sei definir bem o termo MindGame mas acredito que seja a junção de vários fatores, sejam eles: conhecimento do personagem, habilidade com o personagem, criatividade do jogador e concentração do jogador. Procure atentar para esses pontos de forma mais séria para assim melhorar sua habilidade. Lembre-se de que a prática leva a perfeição. Nunca ache que você aprendeu tudo, sempre existirão coisas novas. Esse é o porquê do nome do capítulo se chamar "Supere todos os seus limites".

 

Superar os limites depende de ter um objetivo em sua vida e acreditar em algo. Superar uma dificuldade não quer dizer que terá todo o sucesso no dia seguinte. Significa alcançar um pequeno sucesso diariamente, uma vitória a cada momento. Obviamente precisando vencer várias dificuldades e paradigmas, e de repente poderá até ter medo. Você deve ter medo de desistir e não de continuar. Ir ao encontro do que acredita é o que fará a grande diferença para sua realização e superação. Repito, isso serve tanto para a sua vida como para o jogo. Você quer ser bom com o personagem que joga mas por conta do desbalanceamento, acha que é impossível? Lógico que é mais difícil porém, não é impossível.

Seja mais disposto a evoluir e se superar. Seja mais disposto a entender e acreditar. Acredite que suas aptidões podem se revelar muito além do que você conhece e teste os limites de sua capacidade física e mental. Mas teste principalmente os limites de sua capacidade de perseverar! Seu poder de superação está muito além de seus músculos, bens e recursos financeiros (cash). Sua maior superação será quado você acreditar que realmente é capaz! Lembre-se: Superar os Limites é o que faz de nós vencedores.