O primeiro capítulo do Tesouro do Sub-Mundo fala apenas sobre o personagem Dio: seus atributos, vantagens, desvantagens e habilidades. É mais ou menos um tipo de perfil. Não seria justo escrever sobre técnicas e mais técnicas se o jogador não conhece precisamente o personagem o qual usa. O objetivo deste capítulo é que o jogador o qual visitou o Tesouro do Sub-mundo, conheça o potencial do personagem e o aproveite, considerando as limitações existentes.

Diferente dos demais personagens de MP, Dio não possui classes selecionáveis e dispõe de um sistema jogo diferente; o sistema de PA. Com tais características, além de sofrer bastante preconceitos, necessita de um pouco mais de atenção e cuidado ao ser utilizado.

 

O Sistema de PA (ou Pontos de Ação - Action Points), foi responsável pela mudança total na jogabilidade do personagem e também tornou o Dio um tanto odiado pela maioria dos outros jogadores. Esse sistema foi criado para proporcionar builds diferenciadas entre os jogadores e foca o uso de habilidades, sejam elas ativas ou especiais; ótimo para criar sequências (combos).

O sistema possui diversas diferenças em relação ao sistema MP, são elas:

  • Possibilidade de combos variados, de acordo com a criatividade do usuário.
  • Habilidades e golpes, agora são utilizados em 6 teclas. (A, S, D, F, G e Z, para o ataque comum)
  • Maior quantidade de habilidades disponíveis, possibilitando criar combinações únicas.
  • Até 5 habilidades diferentes, utilizadas nos botões A, S, D, F e G.
  • Todas habilidades têm um custo de PA para serem utilizadas.
  • As habilidades (excerto passivas e bônus) possuem um Cooldown, que impede de utilizar a mesma habilidade 2x seguidas.
  • O counter abre um Cooldown* pré-determinado, que impede o uso de qualquer habilidade nesse período de tempo.
  • Por serem dependentes de PA para utilizar as habilidades, ficar com a barra vazia, torna o personagem bastante vulnerável.
  • Ao liberar uma nova classe, a arma inicial do personagem não muda; ele sempre usará a mesma arma.

Utilizar 6 teclas, pode ser um pouco difícil no início, mas com prática, você se acostuma.

 

Na Árvore de Habilidades do Dio ele dispõe de dois lados para a escolha do usuário. O lado da esquerda é chamado de Devil Force ou Creeper e o lado da direita é chamado de Weapon Force ou Command. No lado Creeper, são utilizados os poderes naturais do personagem, seus poderes demoníacos, ou como alguns chamam; a sua "magia". No lado Command, é utilizado o arsenal do personagem, as armas que ele dispõe: foice, espada e lança. Lembrando que os ataques básicos do Dio são feitos com sua garra e sua foice.

 

 

  • Alcance: Bom - Dio tem o alcance baixo e médio pois utiliza sua garra e sua foice em seus ataques.
  • Suporte: Ruim- Dio não foi feito para suporte, seu objetivo é atacar e não proteger. Pouquíssimas habilidades auxiliam os aliados. Isso não quer dizer que com suporte baixo, você jogador, ofereça pouco suporte. É de acordo com seu estilo de jogo. É mais comum aprender a atacar do que auxiliar e as habilidades do Dio facilitam isso.
  • Ofensiva: Excelente- É imprevisível em seus combos além dos recursos que o personagem dispõe. Também não quer dizer que por ter bastante capacidade ofensiva você será um jogador ofensivo.
  • Defensiva: Ruim - A maioria de suas habilidades é voltada para o ataque e não para defesa.
  • Dano: Muito bom - Seu dano é alto e em algumas habilidades, esse dano alto excede o limite, tornando-se altíssimo.
  • Mobilidade: Muito boa - Faz todos os dashes avançados, mas perde em relação ao vingador.

Quanto aos seus atributos raízes (Ataque/Defesa/HP) é um personagem equilibrado.

Nossa Revisão: O Dio ainda não dispõe dos atributos bônus da 4ª classe e mesmo assim, algumas de suas habilidades possuem danos fortes. Sua defesa e sua vitalidade são os atributos mais complicados; a força das habilidades compensa a carência de defesa e vitalidade que tornam o Dio um personagem extremamente frágil porém bastante destrutivo. Dio também é bastante vulnerável a projéteis (flechas, kunais e/ou qualquer coisa que joguem em você).

 

As classes do Dio, como dito anteriormente, não são selecionáveis. Ao liberar uma nova classe seu limite de pontos de talentos será aumentado; para cada classe nova, seu limite de uso aumenta em +30 pontos. Seu personagem receberá novas habilidades para escolher, sejam elas novos golpes, habilidades passivas ou melhoramento para as habilidades anteriores.

A mudança no personagem também será no seu visual; suas posições nas salas de PvP, Missão e Lobby e suas falas (provocar) serão todas alteradas. A cada classe nova, a garra da mão direita do Dio evolui.

Como todos os personagens, ao adquirir uma nova classe, Dio também recebe um boost em seus stats. O valor do boost, é igual para todos e ao adquirir todas as classes o bônus total é de 850 em todos os stats (Ataque/Defesa/HP) e 3% no crítico. Como no bGC o Dio só possui até a classe Leviatã (3ª classe), ao mudar de classe você recebe apenas 350 de bônus nos stats e 1% de bônus no crítico.